[BR] Em defesa de fanfics

Dizer que eu comecei a escrever com fanfics é pouco. Eu criava mundos com minhas bonecas da Barbie (e depois com bonecos de anime, tipo DBZ e Digimon) e imaginava histórias nesses universos porque era o que eu conhecia.

Foi com o bruxinho que eu comecei a querer seguir carreira de escritora, mas foi com Sailor Moon, Sakura Card Captor, Pokémon e Cavaleiros do Zodíaco que eu efetivamente comecei a escrever.

A primeira fic que eu lembro de ter escrito era colocando eu e uma amiga do Fundamental no universo de Inuyasha. Escrevia no caderno e mostrava pra ela no recreio (eu sou mais velha, a gente era de turmas diferentes).

Ela foi minha primeira leitora e continua lendo minhas fanfics - porque eu nunca parei de escrever.

A primeira história que eu considero original também nasceu de fanfic. Eu queria inventar coisas pro universo de Sailor Moon, então tava pensando em sailors novas e expandindo o Reino da Lua e daí surgiu todo um universo original na minha cabeça e qualquer semelhança com Sailor Moon foi aos poucos sendo deixada de lado.

Essa história não foi publicada e vai demorar pra ser, mas foi minha primeira experiência como Autora. Eu tava no ensino médio e escrevia num caderno a segunda versão da história. E ela me trouxe o grupo de amigos que tenho até hoje, inclusive meu namorado.

Todos nós criávamos histórias. Alguns desenhavam, outros escreviam e no meio tinha eu e umas amigas que faziam os dois.

De lá pra cá, publiquei contos, mas nenhum romance ainda. A faculdade foi uma pausa na minha escrita criativa e nas fanfics porque tinha muita coisa acontecendo, mas também foi um momento de amadurecimento meu e culminou no meu mestrado. Que foi sobre fanfic.

É engraçado olhar pra trás e perceber que coisas que estão comigo até hoje vieram lá do meu comecinho como ser humano. Fanfic e RPG. Lado a lado de mãos dadas. Porque contar histórias sempre fez parte do meu ser e no ensino fundamental, eu escrevia fanfico e inventava RPG de Pokémon pra jogar com meus primos. No ensino médio, eu escrevia minha história original e jogava Vampiro A Máscara com meus amigs.

Na faculdade, eu estudava cultura do fã e jogava e narrava RPG não só pros meus amigos mas no laboratório onde tinha bolsa.

No mestrado, eu estudei fanfic e criatividade e continuei narrando RPG.

No doutorado, eu estudei RPG e voltei a escrever fanfic como nunca antes.

Eu sei que há quem não leva fanfic a sério, que ri da ideia de que quem escreve fanfic é escritor. Mas não tem como eu olhar pra minha vida, pra minha trajetória e concordar com esse povo. Porque sem a fanfic, eu não estaria aqui.

Então vamos combinar de que fanfic é tão sério quanto quem lê e escreve quer que seja, ok?

Esse desabafo veio de uns acontecimentos recentes com uns amigos no tumblr. Ainda tem gente que acha que escrever fanfic é inválido como forma de escrita e arte e eu meio que queria deixar registrado em algum lugar a minha posição.

Espero que, mesmo que você não leve fanfic a sério, pelo menos não ria de quem faz e lê.

E antes de me despedir, vou só lembrar que vocês podem me apoiar no Catarse! Em breve vou começar a lançar uma história nova exclusiva por lá~

E eu tenho um servidor no Discord que é aberto a todos!